Favoritos
0
Novidades

Vestuário e calçado para trabalhar a baixas temperaturas

O frio, um dos riscos no local de trabalho

08/10/2019
Vestuário e calçado para trabalhar a baixas temperaturas

O frio é um dos riscos a que os trabalhadores podem estar expostos no local de trabalho. Sabe que vestuário e calçado deve ser usado no local de trabalho para evitar os efeitos adversos das baixas temperaturas? Neste post falamos de roupas e calçados frios e boas práticas em ambientes frios.

O stress térmico ocorre normalmente em trabalhos ao ar livre (agricultura e pescas, construção, silvicultura, mergulho...) e em ambientes frios artificiais (câmaras frigoríficas, congeladores, câmaras frigoríficas, matadouros, trabalhos relacionados com a indústria alimentar...). A protecção através do vestuário e do calçado, juntamente com outros factores preventivos, é crucial.

A importância do vestuário de protecção contra o frio

Trabalhar em ambientes frios requer que o trabalhador esteja bem equipado e não fique exposto a este frio por muito tempo, o que deve ser sempre medido e controlado.

Na Reysan oferecemos uma ampla gama de roupas de proteção para o frio, a fim de evitar os problemas que podem ser causados pela exposição a ele com roupas insuficientes. Casacos, coletes, forros polares e roupa interior térmica são alguns dos elementos básicos para este tipo de trabalho. 

A cabeça, onde uma pessoa pode perder até 50% do calor do corpo, é outro dos pontos que devemos manter quentes com um chapéu Thinsulate ou capacetes com duplo isolamento.

As mãos são uma das partes onde você também perde muito calor e onde você começa a sentir desconforto antes. O equipamento de proteção adequado para isso são luvas de proteção contra o frio, disponíveis para uma grande variedade de trabalhos e permitem maior ou menor mobilidade.

Ao trabalhar em câmaras frigoríficas, a protecção desempenha um papel fundamental. Por esta razão, em nossa seção de roupas para armazenamento a frio há uma extensa gama de roupas para trabalhar em condições de frio intenso como mergulhadores.

Calçado de trabalho a baixa temperatura

Tal como acontece com o vestuário, o calçado deve ser adaptado para trabalhar a baixas temperaturas. São geralmente isolantes e antiderrapantes. Encontrará uma selecção destas botas na nossa secção de calçado de segurança fria.

Consequências do trabalho a baixas temperaturas

As baixas temperaturas no trabalho podem causar desde um simples desconforto até à hipotermia, que é a consequência mais grave. Estes são alguns dos problemas que podem ser causados pela exposição contínua ao frio, de menor a maior gravidade:

  • Desconforto
  • Problemas músculo-esqueléticos
  • Deterioração da execução física e manual de tarefas
  • Congelamento de dedos, dedos dos pés, bochechas, nariz e orelhas (resfriamento local do corpo)
  • Hipotermia: o corpo perde mais calor do que pode gerar e a temperatura começa a cair abaixo de 35º C.

Algumas medidas preventivas

Além de bons equipamentos, o que mais pode ser feito para evitar esses sintomas? Concluímos com algumas medidas preventivas para evitar possíveis danos causados pelo frio:

  • Utilizar várias camadas para adaptar o armário à temperatura exterior.
  • Proteja bem as mãos, os pés e a cabeça.
  • Mantenha as peças de vestuário impermeáveis secas.
  • Respeite as pausas regulamentares e interrompa a exposição ao frio para aquecer.
  • Evite estar inactivo e trabalhar sozinho.
  • Informar os trabalhadores sobre medidas preventivas e lesões causadas pela exposição ao frio.

Se tiver alguma dúvida sobre o nosso vestuário e calçado de protecção contra o frio, não hesite em contactar a nossa equipa.

fríoropa laboralcalzado

Oi! Se você tiver alguma dúvida, você pode escrever para o nosso número WhatsApp

WhatsApp Reysan
Reysan Atlantic
Chat WhatsApp