Favoritos
0
Novidades

Higiene industrial

Dicas para melhores aplicações para a indústria alimentícia

17/09/2019
Higiene industrial

Após a crise da Listeria, eis algumas soluções para detectar bactérias e boas práticas na indústria alimentar.

Neste momento, quando falamos de segurança alimentar, não podemos deixar de pensar na crise de saúde pública desencadeada há cerca de um mês: a mais importante infecção por listeriose em Espanha, que afectou mais de 200 pessoas.

Entretanto, os fabricantes e produtores de alimentos estão cada vez mais conscientes da importância do controlo da higiene microbiológica ambiental nos processos de fabrico na indústria alimentar.

Atualmente, existem grandes instalações com o desenvolvimento de métodos fáceis de usar, rápidos e precisos para detectar bactérias como a Listeria.

Dentro do nosso catálogo de dispositivos para a detecção de bactérias, temos um kit Listeria, que pode ser acedido através deste link.

Em que consiste?

Esta é uma gama de cotonetes (amostras) para a detecção de Listeria em superfícies ambientais. É fácil de usar e atinge altos níveis de sensibilidade e especificidade.

Cumpre todos os requisitos das Normas ISO para análise ambiental (ISO 18593:2004 (E)) através da utilização de zaragatoas pré-umedecidas.

Como é que funciona?

Path-Check® Listeria é incubado a 25°C durante 24-48 horas. Este teste também pode ser incubado a 30°C, mas pode aumentar o risco de falsos positivos.

Se bactérias-alvo específicas estiverem presentes no esfregaço da amostra, o crescimento bacteriano fará com que a cor da mídia mude.

A Importância da Limpeza na Indústria de Alimentos e Bebidas

E agora, vamos aprender sobre uma série de boas práticas para a indústria de alimentos e bebidas, aprovadas pela Nilfisk, uma das empresas de instrumentos de limpeza com quem trabalhamos. O objetivo: ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e limpos.

  • Pavimentos: limpeza para remover a sujidade e aumentar a segurança no local de trabalho. Em áreas de produção, são recomendados aspiradores industriais e sistemas de vácuo.
  • Telhados: negligenciados, mas é possível que as partículas que se acumulam nas vigas de telhado causem problemas técnicos e até mesmo contaminação do produto.
  • Linhas de produção: um programa de limpeza deve ser seguido para ajudar a evitar que o produto seja contaminado com migalhas queimadas, farinha ou outros resíduos de produção.
  • Recuperação de Líquidos: A Nilfisk produz aspiradores industriais concebidos para a limpeza de áreas onde é necessário aspirar líquidos e sólidos orgânicos.
  • Fornos: o interior dos fornos deve ser mantido livre de migalhas queimadas, farinha ou qualquer outro resíduo de produção que possa causar contaminação do produto.
  • Máquinas de lavar: para a limpeza profunda, podem ser utilizadas hidrocleaners, uma solução ideal para a limpeza diária de pequenas áreas, graças ao seu design compacto. Eles também podem ser usados para limpar contêineres e pisos em suas áreas de carga e descarga.
higienelisterianilfisklimpeza

Oi! Se você tiver alguma dúvida, você pode escrever para o nosso número WhatsApp

WhatsApp Reysan
Reysan Atlantic
Chat WhatsApp