As doenças respiratórias são uma realidade. A exposição a ácaros, fumo de tabaco, animais de estimação, pólen e bactérias pode afectar a respiração e eventualmente conduzir a problemas respiratórios. Os purificadores de ar tornaram-se o melhor instrumento para destruir todos estes alergénios transportados pelo ar.
A fim de melhorar a qualidade do ar interior, muitas empresas instalaram purificadores de ar para criar um ambiente de trabalho mais saudável. Mas como sabe qual dos números de purificação no mercado é o mais adequado para o seu negócio?
Podemos encontrar numerosos modelos que sugam o ar de uma sala e o expulsam depois de filtrado, mas para escolher o que melhor se adapta às necessidades do seu negócio, explicamos abaixo como funcionam estes purificadores e detalhamos os melhores modelos que pode encontrar em Reysan Atlantic ®.
Como funciona um purificador de ar
Um purificador de ar destina-se a remover partículas transportadas pelo ar que podem ser nocivas para a saúde. Como é que o fazem?
Para reterem estas partículas, elas geralmente captam primeiro o ar usando um ventilador. O ar passa por um sistema de filtragem onde as partículas e impurezas são aprisionadas e o ar limpo resultante é novamente expelido.
Existem várias tecnologias que purificam o ar: filtros HEPA, Ozono... mas os filtros HEPA provaram ser uma das melhores opções, uma vez que no caso do Ozono, este deve ser utilizado com cuidado e sem a presença de pessoas durante a sua utilização uma vez que, apesar da sua eficácia na desinfecção e limpeza, não é recomendado porque pode produzir efeitos adversos.
É por isso que quando se procura um purificador, é melhor não incluir um gerador de ozono como complemento se o formos utilizar em espaços onde as pessoas estão presentes.
Filtros HEPA
Os filtros HEPA (High Efficiency Particle Arresting) removem 99,95% dos poluentes do ar.
Consistem numa espécie de grelha de fibra que prende as partículas transportadas pelo ar de quatro maneiras diferentes, dependendo do tamanho das partículas: impacto directo ou inercial, difusão, intercepção e rastreio.
À medida que as partículas se movem através do filtro, são aprisionadas pelas fibras que compõem o filtro.
Tecnologia extra
Outro ponto que nos pode ajudar a escolher um modelo ou outro de purificador é saber se este possui algum tipo de tecnologia complementar, como a ionização, o carbono activo ou a luz ultravioleta.
Filtro de carbono
Dentro dos filtros de carbono existem grânulos ou filamentos de carbono activados. Isto é capaz de absorver as moléculas maiores que causam odores. Interessante se, por exemplo, quisermos utilizar um purificador em ambientes como os da indústria hoteleira.
Ionizador
Um ionizador de ar atrai electrostaticamente partículas carregadas negativamente, fazendo-as aderir às partículas mais pesadas e sendo assim filtradas pelo purificador.
Luz ultravioleta (UV)
Quando bactérias e germes são expostos aos comprimentos de onda germicidas da luz UV, tornam-se incapazes de se reproduzir. Assim, a luz UV ajuda a neutralizar as bactérias que podem acumular-se nos filtros.
Tamanho do quarto, um ponto chave na escolha
É importante ter em conta o tamanho da sala que queremos "purificar", uma vez que a potência que exigimos não será a mesma para uma sala de 20 m2 como para uma sala de 60 m2, por exemplo.
No nosso catálogo pode encontrar diferentes modelos de purificadores que ajudam a melhorar a qualidade do ar, por exemplo:
Um dos destaques destes modelos é que ambos têm um sistema de análise da qualidade do ar. Graças a um indicador LED colorido, informa-nos rapidamente sobre a qualidade do ar na sala em que nos encontramos.
Se tiver alguma dúvida sobre os purificadores, lembre-se que a nossa equipa está à sua disposição para o ajudar a escolher o melhor purificador de ar para as suas necessidades.