A embalagem de um alimento não é simplesmente uma caixa ou recipiente: é uma parte muito importante da sua conservação e segurança. Por este motivo, está sujeito a controlos rigorosos para garantir a qualidade do produto nas diferentes fases, desde a produção até ao consumo em casa.
Os tratamentos de embalagem mais populares incluem embalagens a vácuo ou atmosferas protectoras para preservar os alimentos frescos durante mais tempo.
- Embalagem a vácuo. Neste método de conservação é extraído todo o Oxigénio possível à volta dos alimentos para se obter uma atmosfera livre de Oxigénio.
- Embalagem Protectora da Atmosfera. O ar dentro da embalagem é substituído por uma mistura de gases protectores que ajudam o produto a manter-se fresco durante mais tempo.
Para além das questões de segurança, a embalagem evita a perda das qualidades organolépticas dos alimentos, ajuda a prolongar a sua validade e fornece provas de que o produto está protegido e intacto.
Mas quais são os requisitos para assegurar uma embalagem que cumpra as normas de qualidade? Revemos alguns deles através de alguns dos artigos recomendados para estes processos:
1. O2/CO2 metros
Estes dispositivos permitem uma verificação rápida e fácil dos níveis de oxigénio e dióxido de carbono nas embalagens da atmosfera protectora (MAP).
Medidor de pontos de controlo para embalagem MAP
O medidor Checkpoint foi concebido com um sensor cerâmico de estado sólido O2 de longa duração com a máxima precisão, dando-lhe grande fiabilidade e eficiência de processo.
É um dos analisadores portáteis mais recomendados. A gestão de dados é feita através de uma interface web que se liga a um wifi, enquanto a sua visualização proporciona uma visão clara do processo, fácil rastreabilidade e transparência dos testes.
O2 Analisador
Analisador portátil e sem fios de O2 para o controlo preventivo do prazo de validade dos alimentos embalados em atmosfera modificada. É uma alternativa económica para utilização em medições rápidas e precisas no armazém ou laboratório ao lado da máquina de embalagem.
O2/CO2 Analisador
Neste caso, o analisador portátil e sem fios mede, para além de O2, CO2. Este dispositivo com uma bateria recarregável requer quantidades mínimas de gás de análise e é, portanto, adequado para recipientes muito pequenos.
2. Termómetro de embalagem a vácuo
Com a introdução de novos métodos de cozedura, os termómetros embalados a vácuo tornaram-se uma obrigação nas cozinhas profissionais. Este termómetro de alta precisão é acompanhado por 2 sondas de picos de vácuo, um temporizador à prova de água, uma fita especial de silicone para embalagens de vácuo e um pacote de toalhetes para limpeza das sondas.
3. Detector de fugas para embalagem
Finalmente, recomendamos o nosso detector de fugas para recipientes, uma vez que é um sistema que detecta mesmo as fugas mais pequenas, tudo sem utilizar o dispendioso Hélio como gás de teste.
Já tem tudo o que precisa para um processo de embalagem seguro que garanta a mais alta qualidade nos alimentos? Não hesite em consultar a equipa Reysan Atlantic ® para que eles o possam aconselhar sobre a sua encomenda!