Favoritos
0
Notícia

3 essencial no controlo das embalagens

Embalagem segura e máxima qualidade alimentar

14/09/2020
3 essencial no controlo das embalagens

A embalagem de um alimento não é simplesmente uma caixa ou recipiente: é uma parte muito importante da sua conservação e segurança. Por este motivo, está sujeito a controlos rigorosos para garantir a qualidade do produto nas diferentes fases, desde a produção até ao consumo em casa.

Os tratamentos de embalagem mais populares incluem embalagens a vácuo ou atmosferas protectoras para preservar os alimentos frescos durante mais tempo.

  • Embalagem a vácuo. Neste método de conservação é extraído todo o Oxigénio possível à volta dos alimentos para se obter uma atmosfera livre de Oxigénio.
  • Embalagem Protectora da Atmosfera. O ar dentro da embalagem é substituído por uma mistura de gases protectores que ajudam o produto a manter-se fresco durante mais tempo.

Para além das questões de segurança, a embalagem evita a perda das qualidades organolépticas dos alimentos, ajuda a prolongar a sua validade e fornece provas de que o produto está protegido e intacto.

Mas quais são os requisitos para assegurar uma embalagem que cumpra as normas de qualidade? Revemos alguns deles através de alguns dos artigos recomendados para estes processos:

1. O2/CO2 metros

Estes dispositivos permitem uma verificação rápida e fácil dos níveis de oxigénio e dióxido de carbono nas embalagens da atmosfera protectora (MAP).

Medidor de pontos de controlo para embalagem MAP

O medidor Checkpoint foi concebido com um sensor cerâmico de estado sólido O2 de longa duração com a máxima precisão, dando-lhe grande fiabilidade e eficiência de processo.

É um dos analisadores portáteis mais recomendados. A gestão de dados é feita através de uma interface web que se liga a um wifi, enquanto a sua visualização proporciona uma visão clara do processo, fácil rastreabilidade e transparência dos testes.

O2 Analisador

Analisador portátil e sem fios de O2 para o controlo preventivo do prazo de validade dos alimentos embalados em atmosfera modificada. É uma alternativa económica para utilização em medições rápidas e precisas no armazém ou laboratório ao lado da máquina de embalagem.

O2/CO2 Analisador

Neste caso, o analisador portátil e sem fios mede, para além de O2, CO2. Este dispositivo com uma bateria recarregável requer quantidades mínimas de gás de análise e é, portanto, adequado para recipientes muito pequenos.

2. Termómetro de embalagem a vácuo

Com a introdução de novos métodos de cozedura, os termómetros embalados a vácuo tornaram-se uma obrigação nas cozinhas profissionais. Este termómetro de alta precisão é acompanhado por 2 sondas de picos de vácuo, um temporizador à prova de água, uma fita especial de silicone para embalagens de vácuo e um pacote de toalhetes para limpeza das sondas.

3. Detector de fugas para embalagem

Finalmente, recomendamos o nosso detector de fugas para recipientes, uma vez que é um sistema que detecta mesmo as fugas mais pequenas, tudo sem utilizar o dispendioso Hélio como gás de teste.

Já tem tudo o que precisa para um processo de embalagem seguro que garanta a mais alta qualidade nos alimentos? Não hesite em consultar a equipa Reysan para que eles o possam aconselhar sobre a sua encomenda!

Oi! Se você tiver alguma dúvida, você pode escrever para o nosso número WhatsApp

WhatsApp Reysan
Reysan Atlantic
Chat WhatsApp